sábado, 13 de agosto de 2016

DOWNGRADE XPERIA Z3 E Z3 COMPACT.


TUTORIAL PARA FAZER O DOWNGRADE DO XPERIA Z3 COMPACT

Você atualizou o seu Xperia Z3 ou Z3 Compact e não gostou, sentiu perda de desempenho e principalmente falta do modo Stamina, então você pode simplesmente fazer o Downgrade para o Android 4.4 (Kit Kat), Lollipop (5.0.1 ou 5.1.1) e Marshmallow (6.0.1). Eu fiz o dowgrade do meu pois senti que a bateria piorou muito, mas agora (dia 12/08/2016) a Sony lançou a ROM com o modo STAMINA de novo, eu fiz o upgrade pra essa ROM e melhorou muito o desepenho da bateria, mesmo sem ativar o modo STAMINA o desempenho da bateria melhorou bastante. Então antes de fazer o DOWNGRADE recomendo que você faça o UPGRADE para a ROM MARSHMELLOW 23.5.A.1.291, no Brasil a atualização começou a sair recente, ela tem cerca de 585MB, atualmente a versão da ROM completa brasileira é 23.5.A.0.575.

Primeiro o disclaimer básico:

Esse método é somente para o Z3 e Z3 Compact (D5833), modelos vendidos no BRASIL, não tente fazer esse procedimento em outros modelos, o GUIA MOVEL, não se responsabiliza por problemas causados ao seu aparelho durante ou após o processo, faça por sua conta e risco.

PROCESSO

Esse processo serve tanto para DOWNGRADE como para UPGRADE, é relativamente simples e demora cerca de 15 minutos, durante o tempo da INSTALAÇÃO, NUNCA DESCONECTE o seu celular do cabo de dados, pois fazendo isso o processo é interropido e seu celular vira um tijolo (BRICK).

INSTRUÇÕES

- Cheque o modelo do seu celular indo em CONFIG.> SOBRE O TELEFONE>NÚMERO DO MODELO e tenha certeza que é o Z3 ou Z3C antes de prosseguir.
- Faça backup dos seus dados, para evitar perdas de dados importantes como fotos, videos, contatos, etc.
- Carregue o seu celular até no minimo 75% para evitar problemas;
- Use um cabo original.

DOWNLOADS

FLASHTOOLS: Aplicativo para fazer o flash da Rom:
- ROM 4.4.4 KIT KAT VIVO (23.0.1.A.5.77) Brasil do Z3 D6643) - 1,66GB;
- ROM 4.4.4 KIT KAT (23.0.1.A.5.77) Brasil do Z3C (D5833) - 1,32GB;
- ROM 5.0.2 Lollipop (23.1.A.1.28)Brasil do Z3C (D5833) - 1,51GB;
- ROM 5.0.2 Lollipop (23.1.A.1.28) Brasil do Z3 com TV (D6643) - 1,41GB;
- ROM 5.1.1 Lollipop (23.4.A.1.232) Brasil do Z3C (D5833) - 1,59GB;
- ROM 6.0.1 Marshmallow (23.5.A.0.575) Brasil do Z3C 1,80GB;
- ROM 6.0.1 Marshmallow (23.5.A.1.291) Australia do Z3C (possui modo STAMINA) - 1,69GB.
- ROM 6.0.1_Marshmallow (23.5.1.291) Argentina do Z3 (D6643) (possui TV digital - 1,71 GB.

As ROMs brasileiras são todas sem vínculo com operadoras, a ROM australiana é a mais atualizada, mas no lugar de 4G mostra LTE, todas tem PTBR.
Se for fazer o tutorial para o Z3, observe que no Brasil são vendidos vários modelos, você pode usar roms de um modelo para o outro, mas no caso dos modelos com TV se você usar ROM de outros modelos, perde a funcionalidade da TV digital. Aqui só coloquei a ROM KIT KAT do D6643, não achei essa ROM sem marca somente ROM da VIVO/CLARO e TIM.

DOWNGRADE

PREPARAÇÃO DO APARELHO:

1- Habilite o modo desenvolvedor (Clique cerca de 7 ou 8 vezes no número da versão em Config>Sobre o Telefone>Número da Versão.

2- Vá em Config>Opções de Desenvolvedor>Depuração USB e habilite a depuração.

3- Vá em Config>Segurança e habilite o fontes desconhecidas.

1- INSTALAÇÃO DO FLASHTOOLS: Instale o aplicativo e após finalizar a instalação, vá na pasta flashtools/drivers/ (normalmente C:>flashtools>drivers e instale o Flashtool-drivers.exe, ao instalar ele vai abrir uma janela para escolher os drivers, escolha as opções Flashmod Drivers, Fastboot Drivers e role a página até a opção dos drivers do seu aparelho.


2- Crie uma pasta chamada Firmwares dentro da pasta do Flashtools de forma que fique assim: c:>Flashtools>Firmwares. Se a sua ROM veio em formato .FTF só mover ela para essa pasta, se veio em formato .RAR ou .ZIP, extraia para a pasta C:>Flashtools>Firmwares.

3- Abra o FLASHTOOLS, clique no "raio" e escolha flashmode.

FlashTool_13

4- Selecione a Rom que você colocou na pasta Firmwares:
Se você estiver fazendo UPGRADE de ROM e não quiser perder os apps e ajustes já feitos no celular, não precisa marcar a opção WIPE APPSLOG e USER DATA, já se você estiver fazendo DOWNGRADE é OBRIGATÓRIO, marcar essas opções, do contrário, o seu celular vai ficar REINICIANDO na tela inicial e você terá que reinstalar a ROM, dando o wipe nos ajustes e nos apps.
FlashTool_14

5- O Flashtools irá indicar que está preparando os arquivos para a instalação:
FlashTool_15

6- Após uns tempo (pode demorar até 60 segundos) a tela abaixo irá aparecer, segure VOLUME BAIXO e plugue ele no computador, a tela de baixo vai sumir e o FLASHTOOLS vai começar a instalar a rom, quando começar o flash, pode soltar o volume baixo.


7- Quando o processo terminar, vai aparecer essa tela e pronto, você terminou de fazer o Downgrade ou Upgrade do seu celular:
FlashTool_17

Qualquer dúvida poste nos comentários que eu ajudo.

PROBLEMAS E RESOLUÇÕES:

Caso seu computador tenho o Windows 8 ou Windows 10 e não reconheça o Z3 ou você não consiga instalar os drivers, você terá que fazer o seguinte procedimento:

1 - Vá em Conigurações>Atualização e Segurança> Recuperação e clique em INICIALIZAÇÃO AVANÇADA\Reinicializar agora.
- Quando reiniciar, clique em "DESABILITAR IMPOSIÇÃO DE ASSINATURA DE DRIVER", o computador vai inciar com a obrigação de assinatura de driver desabilitada até o próximo reboot, permitindo que você instale corretamente os drivers do Flashtools.
Resultado de imagem para tela windows opções avançadas

- O windows vai avisar que o driver não é assinado e pedir sua confirmação para instalação, confirme e instale.Quando completar a instalação reinicie o computador.

2- Peguei um Z3 D6643 e fui atualizar e fiquei preso no BOOTLOOP (iniciava e dava um erro do "processo android.telefone.com parou" e reiniciava), se isso acontecer, desligue o celular segurando o POWER + VOLUME CIMA, vá no FLASHTOOLS, clique em flashmode, depois na hora de escolher a ROM marque essas duas opções.
3- Após o downgrade, você vai notar que em algumas versões do Android da SONY os ícones ficam GIGANTES, simplesmente horríveis, nesse caso você pode baixar esse ARQUIVO, ele é um APK, para instalar a versão do XPERIA HOME do Android 6.0, com esse APK, após a instalação, você vai toca e segura em qualquer parte da HOME e irão aparecer as opções, como WIDGETS, PAPEL DE PAREDE, TEMA e CONFIGURAÇÃO DA TELA INICIAL, escolha essa opção e selecione ícones pequenos. Esse APK funciona em outros Xperias que usem o Android 5.0, testei no M4 e funcionou perfeito.

Agora vocês deve estar com seu celular com o Android que você quiser e com os ícones no tamanho certo.
Nos meus teste o Android 5.02 teve uma duração melhor de bateria que o 5.1, porém a câmera ficou com a mesma interface do KIT KAT (que parece antiga), já no 5.1, a bateria foi um pouco mais rápida, mas a interface da câmera é a mesma do Marshmallow.

Qualquer dúvida ou problema poste nos comentários.

32 comentários:

  1. Brigado amigo, deu certo aqui a versão 6.0 simplesmente drena a bateria mais que o normal, otimo tutorial

    ResponderExcluir
  2. oi
    estou com a rom 6.0.1 no no meu Z3 Compact e quero votar para kit kat, esse tutorial serve também ? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Serve sim, eu fiz e funcionou muito bem, inclusive só no KK que o modo Stamina funciona de verdade, a bateria chega a durar 3 dias.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Desculpe a demora, não precisa de ROOT não, pode fazer com a ROM ofici e com bootloader bloqueado.

      Excluir
    2. Tem certeza que o bootloader nao precisa desbloquear amigo? posso fazer o downgrade com o flashtools mais recente sem problemas?

      Excluir
  4. Essa ROM lollipop 5.1.1 do Xperia Z3 Compact D5833? Obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Fui fazer o Downgrade e marquei a opção errada ( Xperia Z3 Compact Drivers) que fica no início e não percebi o erro, quando terminei de instalar tudo o celular não ligou mais, reinicia sem parar, ou seja, entrou em Soft Brick, tem como resolver isso Alex?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estou com o mesmo problema alguem pode ajudar

      Excluir
    2. Tente instalar o programa oficial da Sony e restaurar por ele.

      Excluir
    3. isso também aconteceu comigo mas e pq não marcou tudo certinho depois que vc clica no sistema que e pra insta la olhe na foto!¨Data, cache e appslog¨ marque tudo direitinho que vai funcionar, o meu ligou oque faltava era isso blz,

      Excluir
    4. Tive esse problema com um Z3 D6643, tive que reinstalar o software marcando o WIPE das opções APPS e USER DATA. Enquanto não MARQUEI o WIPE o celular ficou iniciando e dando um erro do ANDROID.COM STOPPED e reiniciava, se isso acontecer, desligue o celular segurando VOLUME UP + POWER, abra o FLASHTOOLS, e marque as opções do WIPE. Assim reinstalando corretamente, ele já mostra o idioma e funciona perfeitamente.

      Excluir
  6. bom dia, fiz o donwgrade do 6.0 para o 4.4, se futuramente quiser, posso fazer a atualizaçao pro 6.0? se sim, por onde? atraves do flashtools ou pelo aplicativo sony do windows?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode atualizar pelos 2, também pode atualizar via OTA (direto pelo celular).

      Excluir
  7. Fiz tudo certinho mas meu Sony Xperia Z3 compact não para de reiniciar. O que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode baixar o programa PÇ Suite da Sony e formatar por ele ou tentar acessar o recovery menu do Z3 e dar um Wipe por ele, pra acessar o recovery, ligue o aparelho e quando acender o led, pressione volume up ou volume down, vai reiniciar e entrar no recovery, escolha formatar tudo e deve reiniciar normal.

      Excluir
  8. em questao de bateria, qual vc indica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Z3 tem uma das melhores baterias que vi em todos os Android, acho que com mais bateria que ele, só o Mi 3 (quem tem 4000mah) e alguns mid end.

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Olá tudo bom, toda vez que inicio o flashtools aparece uma caixa de dialogo com a seguinte mensagem a mensagem abaixo, não sei o que fazer

    Please move C:\flashtool\firmwares content to C:\Flashtool\firmwares (C:\Flashtool\firmware MUST be empty once done)

    ResponderExcluir
  12. Olá, você já viu os problemas que surgiram no Xperia Z3 Compact? Por exemplo, depois de um tempo a barra de notificação não desce mais e os botões virtuais param de funcionar, sera que se eu voltar a versão do android volte ao normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com a msm dúvida, os meus pararam de funcionar tb.
      Da uma ajuda aí Alex!

      Excluir
  13. Pode tentar, mas esse problema na maioria das vezes, só resolve trocando a tela. O meu deu esse problema e tive que trocar a tela. Comprei em uma loja chamada CMSHOP, paguei R$150 na tela, 15 na traseira e 15 nas tampinhas do carregador/SD.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite! Estou com o 6.0.1 e o som está muito baixo. Qual a Room mais indicada?

    ResponderExcluir
  15. Tente reverter para uma Kit Kat e veja se resolve, se não resolver, é problema físico, ai precisa trocar o alto falante.

    ResponderExcluir
  16. oi alex tudo bem de todos que li esse e o mais explicado, mas estou com duvida a respeito essas roms que vc disponibilizou elas so customizadas, ou seja elas roms puras pq eu quero rootear meu z 6.0.1 aguardo resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todas são as roms puras, as chamadas stocks. Não coloco as custom, pois algumas exigem bootloader aberto.

      Excluir
  17. Porque esse Z3 Compact não precisa fazer o fesbloqueio do bootloader pra fazer o downgrade?? Tem certeza disso? Posso flashear o downgrade da rom 5.1.1 sem problemas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desbloquear bootloader só nos mais novos a partir do android Nogaut (7.0 ou superior)

      Excluir
  18. Qual melhor rom em questao de bateria

    ResponderExcluir
  19. Viu amigo, estava com a rom 6 no z3 tv
    Fiz o downgrade pelo link da kitkat 4.4.4, mas atualizou para 5.1!!! Queria voltar para a original msm. Ou essa e boa?

    ResponderExcluir