quarta-feira, 10 de agosto de 2016

REVIEW DO GALAXY ALPHA (G850M)


INTRODUÇÃO

Quando a Microsoft, abandonou os donos de Windows Mobile, eu fui procurar um celular para trocar pelo meu Omnia 2 e conheci o Galaxy S. Na época o primeira da série S, chegou arrasando, foi o primeiro dos Androids a vender massivamente e elevou a Samsung ao patamar de maior fabricante de celulares Android. Depois vieram uma série de Galaxies S e desde o Galaxy S3, muitos reclamavam do design dos flagships da Samsung, pois desde o primeiro Galaxy S, ela usou exclusivamente plástico e um aro que imitava metal e que depois de um tempo descascava e deixava o celular horrível.


Após o lançamento do Galaxy S5, e das vendas abaixo da média, a Samsung viu que precisava fazer algo. Surgiram rumores de um tal Galaxy F, que seria superior ao S5, muitos imaginavam algo como um V10 para o G3, porém a Samung seguiu por outro caminho. Em Setembro de 2014 lançou o Galaxy Alpha. Um celular fino, leve e finalmente com um acabamento de metal de verdade. Embora ainda tenha uma tampa com um plástico emborrachado na traseira, o aparelho veio com um aro lateral de alúminio e a frente toda de vidro. O aparelho ficou muito bonito e serviu de inspiração para o visual do seu irmão o Galaxy Note 4.




ESPECIFICAÇÕES

TELA: Super Amoled de 4,7" com resolução 1280x720;
CÂMERAS: Traseira de 16MP com gravação de video em 4K e traseira de 2,1MP com gravação de vídeo em  1080p.
PROCESSADOR: Exynos 5430 Octacore (1,8Ghz);
GPU: Mali T628mp6;
RAM: 6GB
MEMÓRIA INTERNA: 32GB
BATERIA: 1860mah
REDE: Wifi A/B/G/N/AC, 4G LTE, bluetooth 4.0.
EXTRAS: Leitor de impressão digital, sensor de batimento cardíaco.

DESIGN E QUALIDADE CONSTRUÇÃO



Todo mundo que vê fica impressionado e fica mais admirado ao segurar o celular, pois ele é muito leve. O aro lateral por ser em alumínio, assim como iPhone 5/5S, tende a ficar com marcas, por isso é essencial uma capa ou uma bumper, o aro é interrompido na parte superior pela entrada de fone de ouvido e na parte inferior pela entrada USB 2.0. A parte frontal do aparelho é inteira de vidro, tornando a tela e as bordas superior e inferior niveladas na parte de cima ficam a câmera frontal, o sensor de luz ambiente e o sensor do Air View, embaixo há o botão HOME que funciona como leitor de digitais e os dois botões capacitivos, deixando a tela com 4,7" reais. A tampa traseira é de um plástico fino, revestido por uma borracha, mesmo sendo plástico é bonita a agradável ao toque. A câmera tem uma "lombada", nos 11 meses que fiquei com o meu, não tive problemas, mas vi alguns com marcas e riscos na "lombada", ao lado da câmera fica o sensor de digital, que considero muito menos útil que o sensor de infravermelho (presente no S5 e ausente no Alpha).


TELA

A tela do Alpha é muito boa, embora tenha resolução HD (720p), é dificil ver os pixels, até porque ela tem uma densidade de 312ppi, o Amoled deixa os pretos profundos e as cores na definição padrão são bem saturadas, mas quando definida para o modo básico, a tela fica com cores mais próximas das reais. A legibilidade sob o sol é boa e o contraste como toda boa tela de Amoled é um dos melhores.

AUDIO

Os alto falantes do Alpha são medianos e por ficarem na parte de baixo do aro metálico, é facil pegar o celular de lado e tampar eles. O som com fones de ouvido é muito bom e ele suporta a tecnologia Adapt Sound que faz um teste como se fosse um teste de audição e altera o som, deixando ele mais alto. Porém esse "boost" só funciona com os Apps da Samsung, se você usa o Spotify ou o Play Music, o som fica normal.


CAMERAS

A Câmera do Alpha é muito boa quando há bastante luz e sofre bastante com pouca luz, eu tive o LG G2 antes do Alpha e ele sofria também, mas a do Alpha é pior, pois além de perder detalhes a câmera fica lenta com pouca luz, gerando borrões, até com luz interna ela sofre. Fui em um restaurante com amigos, tirei algumas fotos, mas era fácil sair uma cabeça ou mão borrada pelo movimento. Atualmente uso um Z3 compact e a câmera dele é bem mais rápida e tem melhor qualidade em geral.
De dia as fotos do Alpha ficam excelentes e são muito parecidas com o S5, li um review do TechSpot, onde afirmam que os dois usam o mesmo módulo de câmera, porém no Alpha ele foi limitado a 12MP. O HDR da câmera do Alpha é muito bom e bem superior ao HDR do Xperia Z3, LG G3 e LG G2, o interessante é que ele deixa você ver o HDR em tempo real. O modo panorama é bom e as fotos ficam com uma resolução excelente, se quiserem ver uns exemplos, podem acessar o review do Alpha no GSM ARENA, onde há fotos e videos de exemplos.
Além de foto normal a câmera suporta vários tipos de fotos, como fotos com filtros estilo Instagram, fotos animadas (estilo Live Photo), foto com som, foto com duas câmeras ao mesmo tempo, foto em movimento, melhor foto, foto com fundo desfocado, etc.

A Câmera frontal do Alpha é bem fraquinha, mesmo com o modo de "beleza", ela tira fotos com poucos detalhes e é bem ruim, sinceramente não senti diferença nenhuma da câmera frontal do S4 e do Alpha. Só serve para vídeo chamadas.

A filmagem do Alpha é boa. Em 1080p há HDR e estabilizador digital que funcionam muito bem. Em 4K as imagens ficam excelentes, porém o estabilizador não funciona.
A câmera suporta modos de filmes com filtros em tempo real, que é impressionante. Ela tem suporte a video acelerado e video em slowmotion, mas a qualidade é muito baixa, embora a Samsung alegue que o video é 720p, dá para notar que o video é gravado em uma resolução vem inferior e depois upscalado para 720p, pois ficam aparente os macroblocos da baixa resolução.
No geral, a qualidade videos com boa luz é uma das melhores que eu vi, achei melhor que a do LG G3 e do Z3 compact. Porém com pouca luz o video perde muito detalhe, mas esse já é um problema que atinge o Z3 e o G3 também.


SOFTWARE

O Galaxy Alpha foi lançado com o Android 4.4.2 (Kit Kat) e recebeu upgrade para o 5.0.2 (Lollipop), a Samsung tinha divulgado um press release que indicava que o Note 4, S5 e Alpha seriam atualizados até Julho, mas enquanto os dois primeiros já foram atualizados para o Marshmallow, os donos do Alpha estão esperando, muitos já perderam as esperanças.
O uso do celular em si não muda muito e eu particularmente, gostava mais do desempenho no Kit Kat, tanto que fiz downgrade do meu, voltando para o 4.4.2.
O Alpha usa a mesma Touchwiz do S5 e do S4 atualizado, não muda nada, porém tem menos Air Gestures que o S4, enquanto o S4 tinha gestos até para olhar a hora sem tocar no celular, o do Alpha só tem o gesto de dar zoom em foto, passando o dedo por cima das fotos na galeria. Outras "firulas" conhecidas como Smartstay (que não deixa a tela desligar quando você olha pra ela), Smart Rotation (a tela rotaciona conforme os seus olhos), vire com a tela para baixo para silencia, etc. Alguns que já vinham desde o S3, continuam presente, tanto que dos 32GB de memória do Alpha, com o KK sobravam 25GB e no MM cerca de 24GB.
O sensor de digital do Alpha é parecido com o do S5, depois que acostuma ele funciona bem, mas as vezes demora várias passadas para reconhecer a digital.
O sensor cardíaco é rápido e comigo falhou poucos vezes.


BATERIA

Esse é o calcanhar de aquiles do Alpha, com apenas 1860mah, a bateria tem uma duração relativamente baixa para os padrões atuais, digo, relativamente, pois no dia a dia é tranquilo de usá-lo e chegar em casa com 30/40% de bateria, porém se você emendar um evento depois do trabalho, é quase certo que vai ficar sem bateria. É possível usar um kit de bateria com 2500mah que vêm com uma tampa extra, mas com o "fracasso de vendas" do Alpha, esse kit foi vendido oficialmente pela Samsung e é raro de ser encontrado. No teste do GSM ARENA, o Alpha conseguiu um tempo de 52H, comparando ao Z3 Compact com suas 101H é uma diferença muito grande, o S5 alcançou 72H nesse teste, as 52H do Alpha foram equivalente a bateria do iPhone 5S e pouca coisa melhor que a bateria do iPhone 5 (51H).


PERFORMANCE

Aqui fica um dos maiores brilhos do Alpha, o meu eu usei por quase um ano e raramente tive problemas de performance, no geral o aparelho é muito rápido, em seu lançamento, ele era o mais rápido de todos os flagships, pois tem um chipset pouca coisa mais potente que o S5, porém tem resolução menor, no GSM ARENA há teste extensivos, se quiserem comparações de Antutu, Basemark,, etc, podem dar uma olhada. No geral os jogos como GTA San Andreas, Real Racing 3 e Modern Combat 5 por exemplo, rodam com tudo no máximo e com um FPS bom. Enquanto tive o Alpha nunca vi problemas de compatibilidade com nenhum aplicativo, após algum tempo de jogo o aparelho costuma esquentar e quando isso ocorre fica vísivel a queda de desempenho. Mas ainda continua rodando os jogos com bom desemepnho. Já no caso de videos 4K, quando esquenta as vezes ele fecha a câmera, mas em outros casos ele chega a reiniciar.

PROBLEMAS




Quando tive o Alpha gostei muito do aparelho e poderia ficar com ele por mais uns 2 anos, porém os relatos de problemas com o aparelho são alarmantes, o maior problema disparado é o leitor de impressões digitais. É extremamente comum o aparelho em algum tempo apresentar a mensagem acima, quando isso ocorre, se o aparelho estiver nas garantia é quase certo que você vai ganhar um S5 ou S6, pois a Samsung quase nunca tem a peça para arrumar e quando tem, após o conserto é comum ficarem desníveis entre a tela e o aro cromado, gerando assim o reenvio do aparelho para a assistência técnica e posteriormente a troca do mesmo por um modelo S6.




Um problema novo que apareceu na comunidade do Galaxy Alpha Brasil, foram alguns erros de texturas no jogo Pokemon GO, como pode ser visto na imagem acima, onde há erros na textura dos olhos.

Na comunidade também alguns usuários tiveram problemas de aparelhos reiniciando, que só resolveu trocando a placa principal do aparelho, usuários que reclamaram de aparelhos desligando com 30% de bateria e usuários com problema na entrada USB, que fazia com que a bateria demorasse para carregar ou não carregasse, porém esses 3 ultimos erros são meio raros.

CONCLUSÃO.


Fora do Brasil, o Alpha foi lançado como um "iPhone Killer", até porque as comparações eram inevitáveis, visual que lembrava o iPhone 5S, com uma tela do tamanho da do iPhone 6, etc.
O maior problema para o sucesso do Alpha fora do Brasil foi seu preço, embora aqui ele tenha sido lançado por um valor menor que o S5 (R$2399 vs R$2599), fora do Brasil o preço era o mesmo, como o S5 já havia saido há algum tempo, era facilmente encontrado em promoções por U$550/600 enquanto a Samsung lançou o Alpha por R$700, mesmo valor do iPhone 6. 
Aqui no Brasil, o aparelho só começou a vender mais, quando começou aparecer em promoções na média de R$1000/1100. Hoje é facil encontrá-lo por R$800/900 no mercado de usados e novo na média de R$1300/1400. Novo já existem opções melhores, usado ele continua uma boa opção, pois em sua faixa de preço se encontra principalmente o LG G3, que costuma tem uns problemas mais sérios como já abordei nesse post.

É quase certo que se você achar um Alpha usado mais barato, o leitor de digitais não estará funcionando, embora não seja um problema crítico, no geral eu recomendo o aparelho, pois continua bonito, tem desempenho acima dos Galaxy A 2015 e 2016, acima de Moto G3, Lenovo Vibe e outros celulares atuais na faixa de R$1000/1300.

CONCORRENTES

Seu concorrentes são:


Se for comparar especificações, o Z3C e o Z5C seriam os únicos concorrentes do Alpha pelo tamanho. O desempenho do Z3C embora perca do Alpha em testes, no dia a dia é muito parecido, perde do Alpha em vídeo, tela e design, mas ganha em câmera, bateria e é a prova de água.
usado e novo custa a mesma média de preço do Alpha, em torno de R$900/1000 usado e R$1300/1500 novo.

A5 2016

O A5 2016 tem um design mais parecido com o S6 e alguns reviews indicam que sua câmera é melhor em fotos, porém em videos ela só grava ful HD (1080p) enquanto o Alpha grava 4K, sua GPU é bem inferior à GPU do Alpha e na maioria dos jogos ele apresenta desempenho inferior ao Alpha, porém seu maior problema é o preço, que fica na média de R$1300.


A5 2015

Esse eu cheguei a cogitar a compra no lugar do Alpha, mas após alguns testes, desisti, sua câmera é inferior e o desempenho geral é menor também, o visual é muito parecido, com a diferença que o A5 tem a traseira metálica. Seu custo usado gira em torno de R$800/900 e novo fica em torno de R$1000/1100, o problema é o Snapdragon 410, que tem um desempenho pouca coisa superior ao Snapdragon 400 que é usado nos MOTO G1 e MOTO G2, porém com a Touchwiz da Samsung, o celular acaba ficando lento com o uso.

Z5 Compact


Esse é um concorrente para quem busca celular pequeno, tem câmera de 23MP, processador de ponta, desempenho excelente, mas o preço no Brasil é irreal, custa mais caro que o iPhone SE, nunca vi o Z5 usado para vender, mas novo custa absurdos R$2899,00.

iPhone SE


Esse o outros dos pequenos atualmente disponíveis, tem um hardware semelhante ao iPhone 6S, porém no corpo do 5S. Para quem gosta do iOS e quer um celular compacto, essa é a única opção, seu preço usado fica em torno de R$1900/2000 e novo custa R$2699,00.

É isso ai pessoal se tiverem dúvidas sobre qualquer celular, basta perguntar nos comentários, além de sempre estar negociando celulares, também conserto aparelhos, por isso consigo tirar algumas dúvidas sobre compras e dúvidas técnicas também.

Se quiserem ler algumas opiniões de donos de diversos aparelhos recomendo que dêem uma olhada no forum do Adrenaline ou da Hardmob.





Nenhum comentário:

Postar um comentário