domingo, 7 de agosto de 2016

DOWNGRADE DO LG G3 do MARSHMALLOW (6.0) para o KIT KAT (4.4) ou LOLLIPOP (5.0).

TUTORIAL PARA DOWNGRADE E UPGRADE DO LG G3 (D855)


Resultado de imagem para lg g3

Se você fez o upgrade do seu LG G3 e depois teve problemas, como desempenho inferior, bateria durando menos, ou simplesmente não gostou da interface, esse tutorial serve para fazer o downgrade do aparelho, fazendo o mesmo voltar ao Android KIT KAT (4.4) ou ao MARSHMALLOW (5.0).

Existem alguns tutoriais que usam o LG FLASHTOOLS, mas nesse eu irei utilizar o programa mais novo da LG, o LG UP. 

Qual o motivo de fazer o downgrade? No meu caso, eu achei melhor o desempenho da bateria do KK, inicialmente fiz o procedimento achando que resolveria uns problemas de reboot aleatórios, mas obvio que não resolveu (tive quer comprar uma bateria nova, pois esse é um erro comum do LG G 3).

PROCESSO DE DOWNGRADE

O processo de downgrade é simples, usando o LG UP é ainda mais fácil, pois você não precisa nem entrar em modo download, o programa faz tudo sozinho, esse processo também serve para upgrade.

Esse método é somente para o LG G3 D855, modelo vendido no BRASIL, não tente fazer esse procedimento em outros modelos, o GUIA MOVEL, não se responsabiliza por problemas causados ao seu aparelho durante ou após o processo, faça por sua conta e risco.

INSTRUÇÕES

- Cheque o modelo do seu celular indo em AJUSTES> SOBRE O TELEFONE>INFORMAÇÃO DE HARDWARE e tenha certeza que é o LG G3 TITANIUM (D855) antes de prosseguir.
- Faça backup dos seus dados, para evitar perdas de dados importantes como fotos, videos, contatos, etc.
- Carregue o seu celular até no minimo 75% para evitar problemas;
- Use um cabo original.

BAIXE OS ARQUIVOS:

- ROM KIT KAT V10o  sem vínculo com operadora.
- ROM MARSHMALLOW sem vínculo com operadora.

DOWNGRADE

1 - Antes de mais nada, certifique-se que o arquivo baixado é um KDZ, se não for (um ZIP ou um RAR) extraia antes de usar.
2- Extraia o LGUP TOOL.RAR para alguma pasta do seu computador e Instale o DLL antes de instalar o LG UP, esse passo é muito importante, se você instalar o LG UP e depois o DLL, o seu celular não será reconhecido, vai ser necessário desinstalar tudo e reinstalar novamente, na ordem correta.
3 - Após instalar corretamente o LG UP, abra o aplicativo e o seu celulares será reconhecido pelo programa.
Connect G3 to LGUP
Nesse caso aparece outro modelo, mas no nosso caso, deve aparecer o D855.

4- Marque a opção UPGRADE e na parte inferior onde diz BIN FILE clique nos 3 pontos no canto direito e vai abrir a busca para escolher o arquivo da ROM, escolha o KDZ| que você baixou. 
Ao voltar para a tela acima, escolha a opção REFURBISH, pois essa opção já faz os devidos wipes e instala a rom limpa, apagando todos os dados do usuário.

5- Agora clique em START e automaticamente o seu celular vai reiniciar em modo download e começara o processo de instalação da ROM.

6- Agora aguarde até o final do processo e após o término, o celular irá reiniciar com a rom que você escolheu, esse processo pode demorar um pouco e após a reinicialização o primeiro boot, demora um pouco. Tenha paciência.

Pronto agora você está com seu celular no KK ou LL, se preferir voltar para o MM, pode refazer o processo, porém usando a opção UPGRADE, essa opção reinstala a rom, sem apagar nada.

PROBLEMAS E SOLUÇÕES.

- Alguns usuários na comunidade do LG G3 BRASIL tiveram problemas ao plugar o celular e o mesmo não ser reconhecido. Nesse caso existem duas soluções:

1- Baixe e instale o LG PC SUITE, abra o PC SUITE e depois abra o LG UP e a janelinha deve mudar de UNKNOWN para D855.

2- Se você baixou o LG UP em outro local, provavelmente ele veio com o DLL 8992 ou 8994, esses DLL são do LG G4, nesse caso, você terá que baixar e instalar o DLL 8974 para o G3 ser reconhecido corretamente (esse DLL já está inlcuido no PACK LG UP TOOLS no link aqui do site.

3- Após a instalação da ROM o celular fica reiniciando e não inicia corretamente: provavelmente você fez a instalação usando a opção UPGRADE (o correto era REFURBISH), nesse caso o programa instala a rom por cima e não limpa o celular, se esse foi o caso, a solução é a seguinte:
- Retire a bateria e coloque de novo, inicie o celular segurando POWER+VOLUME BAIXO até aparecer o logo da LG, solte e aperte os dois botões de novo e deverá aparecer essa tela.


- Selecione a opção YES pressionando volume baixo e pressione power. O celular irá reiniciar e agora deverá iniciar normal.

Enfim é isso se tiverem qualquer dúvida, podem perguntar aqui nos comentários ou na comunidade o LG G3 no Google +.

12 comentários:

  1. Olá!
    Fiz todo o procedimento, exatamente como o site, e ocorreu tudo OK. O meu não ficou reiniciando, deve ser porque o pessoal escolheu Upgrade mesmo. Comigo foi tranquilo, sem nenhum erro.

    ResponderExcluir
  2. Cara, estava quase jogando o cel na parede com esse MM q suga a bateria e trava tudo! Esse tutorial foi muito util! Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, teste a bateria fazendo um video em 4K. Se ela desligar em menos de 30 segundos, já está na hora de trocar. Aqui em Ctba paguei R$130 uma nova na assistência da LG. A bateria do G3 dura entre 12 e 18 meses, depois o celular começa desligar sozinho.

      Excluir
  3. Bom dia! Estou tentando baixar a room do Lollipop, mas ao clicar no link nada acontece, a página fica em branco. Você poderia indicar outro link?

    ResponderExcluir
  4. Pode baixar no https://mega.nz/#!SUVm1A4R!Pu6ePPfTIHcnldyrv4MiL6bRfFYjMySjU1XDlp5neKU depois eu atualizo o link. Essa é a V21 a última versão do Lollipop.

    ResponderExcluir
  5. Desculpe a demora, a rom anterior, estava em formato ZIP, para instalar pelo TWRP, vou upar uma rom kdz no mega e já coloco o link corrigido.

    ResponderExcluir
  6. ta de parabéns, funcionou certinho no meu lg g3.

    ResponderExcluir
  7. extrai o arquivo zip mas nao aparece nenhum arquivo formato kdz, alguem me ajuda pf

    ResponderExcluir