segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Galaxy S7 - O Melhor Custo Benefício de 2018


   A série S é a série mais bem sucedida da Samsung. iniciando no Galaxy S GT i9000 que concorreu com o iPhone 3GS, o visual de ambos eram parecidos, ambos em plástico, com o corpo meio arredondado e uma tela grande (para os padrões da época). No seu próximo celular a Apple elevou o jogo há um novo patamar, com um corpo de vidro, o visual do iPhone 4/4S era muito superior ao visual do Galaxy S2, mesmo assim o S2 foi um dos maiores sucessos da Samsung, pois trazia características superiores ao iPhone 4, como um processador dual core, uma câmera de 8MP, etc.
   A Samsung continuou com o corpo de plástico no S3 e nessa época a Apple trouxe o iPhone 5 com o corpo em alumínio, ai veio o S4 ainda com corpo de plástico e o 5S manteve o corpo de alumínio, a Samsung só "acordou" com o lançamento do Galaxy S5, que ainda era em plástico e perdeu em vendas tanto para o S4, quanto para o iPhone 6. Após o lançamento do iPhone 6, a Samsung lançou um intermediário premium, que foi analisado aqui, o Galaxy Alpha, embora as vendas do Alpha não foram tão grandes quanto as da linha S (principalmente pelo preço), ele mostrou o caminho que a empresa deveria seguir, sendo muito elogiado em suas análises, pelo acabamento.
   Em 2015 a Samsung finalmente "alcançou" e para alguns até superou a Apple e a HTC em qualidade de construção, lançando finalmente um celular potente com um corpo em vidro que realmente trouxe o aspecto premium que a linha S merecia. Porém houveram alguns retrocessos, como a perda do slot de cartão, perda da proteção contra água e esses erros foram corrígidos no Galaxy S7.

1- FICHA TÉCNICA

CORPO: Vidro com bordas de aço.
TELA: 5,1" Super Amoled, resolução de 2560x1440;
OS: Android v7.1 Nougat com Samsung Experience;
CHIPSET: CPU: Exynos 8890 (4x2.6GHz +4x1.6GHz), GPU: Mali T880mp12;
MEMÓRIA INTERNA: 32GB/64GB/128GB (Edge) 
MEMÓRIA RAM: 4GB de RAM
CÂMERAS: câmera traseira de 12MP F/1.7, estabilização óptica de 4 eixos, dual flash led, detecção de phase, grava em 4K. Câmera frontal de 5MP, grava em 1440p.
CONEXÕES: 4G, BT 5.0, NFC, USB-C, IR, GPS, GLONASS, BEIDOU.
BATERIA: 3000MAH  (flat) e 3600MAH (Edge) com suporte o Quickcharge.
EXTRAS: Resistente a água, leitor de digitais, suporte ao Gear VR, Alway on Display.


2-  DESIGN e QUALIDADE DE CONSTRUÇÃO
   Para a maioria dos usuários, é difícil distinguir as diferenças entre o S6 e o S7, realmenter ambos são muito parecidos, a maior diferença é que o S7 é um pouco mais "gordinho", ganhou 1 mm a mais para acomodar a bateria maior (3000mah no Flat e 3600mah no Edge) e perdeu o sensor de infravermelho que permitia controlar aparelhos via controle remoto.
   O Aparelho é bonito e mesmo após dois anos do lançamento, continua atraente, alguns reclamam que ele parece muito os iPhones, mas olhando de perto e atentamente, a maior diferença é a traseira que é de vidro. Ao contrário do S6, o bump da câmera é mínimo e a lateral é toda envolvida por uma cinta de alumínio.
   O aparelho possui proteção nível IP68, que teoricamente suporta até 30 minutos submerso em água doce.

3- TELA
A tela do S7 é uma das melhores do segmento, possuindo resolução quadHD (2560x1440) em uma tela de 5.1", ela têm 577ppi (a tela do Edge é maior com 5.5"). O brilho é bom, facilmente visualizada em condições extremas como sob a luz do sol, o consumo da tela em resolução máximo é alto, por isso desde a atualização para o Nougat a Samsung permite alterar a resolução para 1080p ou 720p, para economizar bateria.
A tela também suporta o Always on Display (tela sempre ligada), que mostra apenas a hora e as notificações, usando essa opção, notei um consumo em torno de 1 a 2% a mais por hora no consumo da bateria.
Outra opção interessante é a opção de passar a mão sobre o sensor e ele ilumina a tela rapidamente, mostrando a hora e as notificações, também há um LED indicando se há novas notificações.

4- BATERIA

   A bateria do S7 flat possui 3000mah, o consumo em standby é baixo, porém há um problema sério de temperatura, quando ela esquenta, o consumo é acelerado, se você tiver usando o Gear VR, ela esquenta bastante e chega a acabar em 1h30m, inclusive em fóruns online, vi muitas reclamações do pessoal que usava muito o Gear VR e pelo aquecimento constante e bateria inchou e trincou a parte traseira do celular, esse é um ponto para cuidar ao comprar uma unidade usada, são comuns o anúncios de celulares com a traseira trincada, a traseira no mercado livre pode ser achada por preços baixos, mas já inclua uma bateria, lembrando que ao abrir o celular, ele perde o selo de proteção IP68.
   A bateria em uso normal dura bem, é possível chegar tranquilamente ao fim do dia, se quiser um pouco mais de bateria pode pegar o Galaxy S7 Edge, que possui bateria 20% maior.
   Outros recursos interessantes, são o Quickcharge, é possível carregar 30% da bateria em 15 minutos (lembrando que o carregador turbo vêm na caixa do S7) e o carregamento sem fio, é possível encontrar o PAD sem fio da Samsung por até R$130 nos sites como OLX e Mercado Livre, mas o aparelho também suporta carregadores de terceiro, que são encontrados a partir de R$35,00. A Samsung possui carregadores rápido sem fio, que carregam completamente o celular em cerca de 3 horas (com o cabo a carga ocorre em cerca de 1h30), os carregadores sem fio comum, demoram bastante, carregando 20% em 1 hora.

5- CÂMERA
   Se têm um ponto em que o Galaxy S7 se destaca é em sua câmera, mesmo reduzindo a resolução de 16MP do S6, os 12MP do S7, possuem várias tecnologias que melhoram a qualidade da foto, a principal diferença é em pouca luz, a abertura de 1.7 permite uma entrada maior de luz, permitindo fotos superiores a qualquer outro celular de sua época e superior a qualquer intermediário de 2018 (que estão no mesmo preço do S7). A câmera possui estabilização ótica e possui o sistema dual pixel para foco, que acelera muito a focagem, mesmo com celulares mais novos sendo lançados, são raros os que focam tão rápido quanto o S7. A câmera possui ajustes manuais no modo pro e tira fotos em modo RAW, que pode ser tratadas no próprio celular com apps como Snapseed ou Lightroom.
   A câmera frontal da unidade que eu usei era muito ruim, o maior problema era o modo beleza ativado, mesmo quando era desativado manualmente, infelizmente esse problema aparentemente era de hardware, pois recentemente peguei uma unidade mais nova e vi que os novos (esse que peguei foi comprado em fevereiro de 2018, contra o antigo de Janeiro de 2017), na unidade nova a câmera frontal era nítida, na unidade antiga as fotos ficavam meio borradas, então na hora de comprar, se puder teste a câmera frontal. É interessante que a frontal têm um ângulo maior que o comum e permite tirar fotos em grupo mais facilmente, o problema é que quando vai tirar uma selfie, as vezes ocorre uma deformação nas formas do rosto, existe uma opção no ajustes para tentar corrigir o problema, mas algumas vezes não funciona e você precisa ficar afastando ou aproximando manualmente para ver onde fica menos deformado.
   A filmagem da câmera é muito boa, tanto em 1080p quanto em 4K a qualidade fica muito boa, o S7 usa uma mistura de estabilização digital e ótica que deixa o video realmente estável, eu tive alguns problemas como focus hunting (quando você está gravando e o celular começa a refocar no meio da gravação), mas com o foco extremamente rápido, não chegou a afetar a gravação. 
   Outras opções interessantes da câmera incluem a opção de fazer timelapse, onde o video é acelerado 8X e a opção de câmera lenta, na timelapse, achei a qualidade excelente, já na câmera lenta, a qualidade decepcionou, ficou inferior ao iPhone SE, fica visível deformações em forma do objeto, como se o celular gravasse em uma resolução menor e fizesse um upscaling para 720p. Outra opção que falta é a opção de gravar em 1080p@120fps como no iPhone, só grava em 720p@240fps.
   A Câmera frontal grava em 1440p e não possui estabilização ótica, como o foco é fixo, não há problema de focus hunting.
   Um problema que apareceu em alguns momentos, foi que após muitas filmagens, para comparar com o iPhone SE, o celular começou esquentar e por causa do calor o celular deu umas travadas e essas travadas apareceram no video, já tive vários outros celulares como o Z3 que esquentava bastante e até travava no viefinder, mas o video era gravado normalmente, no S7 essas travadas apareceram no video.   
   Uma opção muito útil é poder apertar duas vezes o home e ativar a câmera.

6- PERFORMANCE

   A performance do S7 no dia a dia é muito boa, o Android nunca travou, porém após a atualização para o Nougat, observei vários problemas como jogos e com alguns aplicativos como Snapchat e Instagram, que engasgavam, sem motivo aparente, testei os apps e jogos no meu S7 que tinha mais de um ano e para tirar a dúvida, teste no do meu irmão que têm menos de um mês de uso e os problemas com jogos se repetiram nos dois, jogos como Real Racing 3, Asphalt 8 e Disney Blitz, tinha problemas de performance que não existiam na versão anterior do Android, lendo reclamações similares no XDA, aparentemente o problema é com o driver de video do NOUGAT, todos esperam que esses problemas sejam resolvidos no OREO. As versões do S7 com Snapdragon (que não são vendidas no Brasil), não apresentaram esses problemas.
Mas para o usuário comum, esses problemas com jogo não afetarão no dia a dia, o celular atualmente está no android 7.0 e deverá receber até março o OREO que deve ser a ultima atualização (o aparelho foi lançado em 2016).
No Antutu o S7 faz cerca de 132000 pontos, o nível de desempenho fica na média do iPhone 6S, Moto Z1, LG G6 e Xiami MI6.

7- SOFTWARE
   A touchwiz foi renomeada e agora se chama Samsung Experience, no S7 temos a versão 8.3 e deverá receber a versão 8.5 quando for atualizado para o OREO. A interface já é conhecida, basicamente a mesma desde o Alpha. Algumas novidades incluem o Samsung Pay que permite realizar pagamentos sem usar o cartão, o suporte varia de banco para banco e agora inclui até suporte a ticket restaurante. É interessante notar que caso seja feita alguma alteração no aparelho o KNOX e o SAMSUNG PAY param de funcionar, então ao comprar o aparelho, abra o SAMSUNG PAY para ver se não foi feita alguma alteração no sistema. O Knox é um sistema da Samsung que permite que uma parte do aparelho fique protegida e possa ser usado por exemplo para trabalho, separado da parte pessoal.
   O leitor de digitais do S7 é a versão antiga e precisa ser apertado para ativar, nos modelos mais novos como no S8, basta tocar.
   Além do Always on Display que permite mostrar constantemente a data, hora e notificações na tela, é possível ativar uma função que ao passar a mão pelo sensor de luz ele ativa a tela rapidamente, similar a Glance do Galaxy S4 e dos Windows Phone, têm o Smart Notification, no qual o celular vibra quando você pega ele e possui alguma notificação. 
   Um app muito completo é o Samsung Health, ele permite fazer a leitura cardíaca, acompanhar exercícios, acompanhar corrida, fica ainda melhor com o uso de um smartwatch Gear ou uma Smartband da Samsung.
   O S7 é um dos poucos aparelhos da Samsung que suporta o Gear VR, inicialmente eu imaginava que o VR seria parecido com o Cardboard da Google, mas a qualidade é muito superior, devido a maior resolução (essa é a única utilidade de uma display maior que FullHD em um celular), os apps são excelentes, um dos melhores apps testados foi o Face Your Fears, que simula vários tipos de medos, alguns jogos também são interessantes, infelizmente o oculus não suporta os apps do cardboard, para isso é obrigatório comprar um App chamado Play Cardboard on Gear VR que custa R$6,00. 


8- CONCLUSÃO

   O S7 é hoje o melhor custo beneficio, pode ser facilmente encontrado na media de R$1500/1600 (novo) e R$1200/1300 (usado), com os novos intermediários como A8 custando até R$2700 é até estranho alguém optar por esses modelos mais novos, com o lançamento do S9 o S7 deve sair de linha, mas continua um aparelho excelente que deve durar tranquilamente mais uns dois ou três anos.
Outras opções incluem o Z1 (que possui desempenho similar, mas câmera inferior e bateria menor, porém suporta os snaps), o G6 (que custa na mesma média e têm uma câmera tão boa quanto o S7 e uma tela maior, porém a bateria é inferior) e o iPhone 6S (que possui câmera inferior, porém custa mais caro).







Nenhum comentário:

Postar um comentário